sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Mineração moderna


Mineração Paragominas recebe premiação por programa de transformação digital
Sistema de gestão BABS 4.0 foi premiado no ICSOBA 2018
Por Conexão Mineral 09/11/2018 - 09:27 hs
Foto: Mineração Paragominas

 Juliana Sousa, analista de Qualidade da Mineração Paragominas, no ICSOBA 2018

O BABS 4.0 (Sistema de Gestão de Bauxita e Alumina, em português) - programa de transformação digital da Mineração Paragominas - foi premiado como um dos melhores cases da 36ª Edição do ICSOBA, que ocorreu neste ano em Belém (PA). O evento, reconhecido por promover importantes debates com foco em inovação, destacou o projeto da empresa pelo uso de conceitos da indústria 4.0 e de conectividade em nuvem para promover ganhos de produtividade, gerenciamento de atividades, além de maior engajamento da liderança e redução de desperdício no consumo de papel e tempo.


Juliana Sousa, analista de qualidade da companhia, foi a responsável pela apresentação do case. Israel Rocha, especialista de qualidade da MPSA, e coautor do trabalho, recebeu a premiação. "É um reconhecimento que fomenta a constante evolução do sistema e gera amplo engajamento de profissionais da companhia no uso da ferramenta", analisa Israel. 

O BABS é o sistema de gestão utilizado em toda cadeia de Bauxita e Alumina da Hydro. Através dele, têm-se obtido importantes resultados como o empoderamento dos empregados, a otimização dos processos e o compartilhamento das melhores práticas. Neste projeto premiado, a plataforma do Office automatiza todo fluxo de dados por meio de formulários digitais e um sistema inteligente de banco de dados com conectividade via nuvem e uso de Power BI. Todos os relatórios corporativos, desta forma, são consolidados em tempo real.

Outros dois cases da corporação também foram premiados: Lorentz Petter, engenheiro-chefe da Hydro Aluminium, apresentou parceria para desenvolvimento e operação de ânodos piloto, e Linda Wiik, analisou iniciativas inovadoras da Hydro para reduzir suas emissões de carbono.

O ICSOBA é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que reúne profissionais do setor das principais empresas produtoras de bauxita, alumina e alumínio, fornecedores de tecnologia, pesquisadores e consultores de todo o mundo. A associação promove o intercâmbio de ideias e resultados do trabalho de diferentes áreas de pesquisa relacionadas à exploração e mineração de bauxita e à produção de alumina e alumínio. Desde 1963, 35 eventos do ICSOBA – simpósios, congressos e seminários – foram organizados em diferentes partes do mundo e os trabalhos foram publicados como volumes impressos até 2010, e como arquivos eletrônicos a partir de então.








Israel Rocha, especialista de Qualidade da Mineração Paragominas, recebendo a premiação no ICSOBA 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário