segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Provincia de ferro e ouro

MINERAÇÃO EM CARAJAS E SUL\ SUDESTE DO PARÁ


















Vivemos numa região com espetacular condição mineral: abriga a maior mina de ferro do planeta e com o melhor teor, tem a maior diversidade mineral e as melhores condições de mineração, ambiente plano, com isolamento das populações e num estado de desenvolvimento humano precário, onde as pessoas tem tanto o que lutar por sua sobrevivência e não dão conta do que estão entregando para a sanha do mercado global da mineração.

E os políticos mais perfeitos quando o quesito é a vantagem pessoal, a corrupção em todas suas gradações e gênero e a insaciável capacidade de lograr êxito nas mais diversas situações.

Após explorar o que quiserem na região de Curionópolis e acossar a mineradora VALE, veio a resposta em função da mineração de manganês. A PF com seu aparato espetacular e seguindo ordens dos grandes interessados puseram a ferros todos os envolvidos inclusive autoridades municipais, a despeito da empresa não ter posse ou ser dona de qualquer área do subsolo naquele local.


A VALE como não proprietária acionou seu maior sócio, o governo central e acabou com o movimento incipiente dos mineradores independentes, elaboração legal.

Perderam todos, mas a grande exploração mineral segue incólume e com recorrentes recordes de produção e de resultado econômico.

As grandes mineradores esquecem do tremendo mercado de favores que patrocinam nas localidades de suas minas e precisam disso para se manterem.

Buscamos a mineração social como forma de mitigar o tremendo passivo ambiental que fica para as gerações futuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário