terça-feira, 14 de julho de 2015

Oferta excessiva no mercado do minério de ferro?

CRASH ANUNCIADO.
PORQUE AS MINERADORAS AINDA ESTÃO PRODUZINDO TANTO?







As mineradoras, únicas protagonistas da excessiva oferta e queda nos preços do minério de ferro, seguem apostando no limite. Não há mais quase equilíbrio entre preço e custo.

O sensato e correto seria um corte urgente na produção. Porque as mineradoras não reduzem drasticamente o que estão produzindo. É a resposta que o mercado e o bom senso pedem. Mas elas não prometem.

Ontem a VALE até fez todos pensarem que estava apostando na sensatez. Anunciou que retiraria 25 milhões de toneladas de sua oferta de mineiro. Ao mesmo tempo a Rio  Tinto e BHP Billiton anunciam mais oferta de minério de baixo custo – a despeito da demanda estagnada na China. AS ações da VALE chegara a subir 8%. As ações preferenciais subiram 6,6%.

Havia um equivoco neste anuncio. A VALE voltou atrás e anunciou que manterá sua ofertas de 340 milhões de toneladas. O que  ela fez foi o mesmo de suas concorrentes  - aumentará a oferta do minério de baixo custo\qualidade e reduzira sua produção do alto mineiro. Não altera em quase nada  a oferta e o  clima do mercado.  Com seu ponto de equilíbrio entre custo, produção e receita na faixa de U$37,00 e U$41,00 a tonelada, apenas se percebe mais preocupação que alivio levando em consideração que este equilíbrio no  primeiro trimestre foi de U$43,00 a tonelada, apenas 3,7% acima, quando o minério chegou a assustadores U$44,59 a tonelada, entregue em Qingdao, China.

A leve recuperação apresentada não paga as perdas de 9,34% da semana passada e os 30% sobre preços de 2014. O mercado segue conservador e as apostas chegam  a preços abaixo dos U$40,00 a tonelada, ainda em 2015.

Bancos reguladores apostam no pânico. Segundo eles, é o momento de desespero na negociação internacional do minério de ferro. Há pressão de oferta excessiva. Há muito mineiro no mercado. Andy Xie, prevê um colapso dos preços, afirmando que estamos vendo apenas o começo da tragédia. Conclui que ainda neste ano, a tonelada chegara aos U$30,00.

A derrubada dos preços é provocada pelo excesso de produção. Em conjunto com Rio Tinto e BHP Billiton não parecem animadas em  frear esta produção. Não querem deixar que os produtores de alto custo se acomodem no mercado. Segundo ainda Andy Xie estão juntas na destruição dos produtores marginais que surgiram pelo preço na alta.

Acreditamos que a tríade na verdade fazem um jogo de exclusão. Apostam na fraqueza gerencial ou econômica e estão se matando para  tirar uma delas do mercado. A VALE tem o tesouro e o governo brasileiro por trás, seguramente vai sobreviver. Acredito que deveria rever sua posição de aceitar o crash confiando neste governo e suspender a montagem do S11D e conjunto, usando tal argumento como sinal de redução da oferta lá na frente.  Traria os mercados a realidade novamente.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário