domingo, 19 de novembro de 2017

Sabemos como fazer, a VALE também sabe

UMA EMPRESA VALIOSA
 E SEU LEGADO

As ideias e proposições aqui apresentadas fazem parte dos estudos da EXCLUSIVA CONSULTORIA e estão sob proteção autoral. Há livros, apostilas e textos registrados publicados pelo consultor Paulo Souza em universidades, blogs e livros autorais, inclusive no Plano de Governo de um jovem candidato a prefeito de Parauapebas. Portanto são proposições de trabalho e estamos abertos a discutir em grupo e a alinhar estratégias de negociação com autoridades, executivos e grupos populares de autodefesa e que se sentem prejudicados pela mineradora e mesmo a própria, nas suas intenções recentes de agir como empresa do NOVO MERCADO DA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA. A econometria, planos de negócios, analise jurídica e econômica e outros meios para se chegar a essas realizações, que sabemos das barreiras, estão prontos ou faltando detalhes de acesso.










O recorrente sucesso da VALE, no quesito importância financeira global e sucesso absoluto do seu principal produto em todos os mercados do mundo tem suscitado controvérsias e provocado muitas discursões. Em muitas situações, critica-se a empresa justamente pelo seu sucesso espetacular, sua lucratividade e seu posicionamento agressivo frente aos mercados. 

Ora, não acho e não participo de grupos de lamentações contra quem tem sucesso e meios para alcança-lo. A VALE trabalha de forma incansável para obter o sucesso que tem. Portanto, temos que aplaudir suas conquistas e aprender com ela. 

Cumpre todos os acordos, paga seus impostos e agora decidiu entrar no NOVO MERCADO, onde promete ser mais transparente e agir como na BOLSA DE NOVA YORK.

Portanto acredito eu que chegou o momento das grandes conversas com a VALE, saindo do campo das críticas para o campo das ações efetivas e novo comportamento de todos nós, prejudicados pela VALE. Não deixando de lembrar que, somos prejudicados pela sua existência, se ela não estivesse aqui, nenhum de nós aqui estaria.
Começamos pela questão da utilização das águas. Temos fortes e sérios indícios que a seca do Rio Parauapebas é causada pelas explosões e por negligencia da VALE. Precisamos que essa nova VALE, em conjunto com nosso pessoal, proceda uma investigação detalhada e nos forneça elementos para dirimir as dúvidas. Se houve negligencia de sua parte, deve propor compensações, deve se posicionar como uma empresa transparente, grande e séria.

Os comitês de mineração, conferencia, separação dos metais, controle de embarque, manutenção da floresta devem ser estimulados por essa nova empresa. A recompensa condicionante de sua licença ambiental deve ser cumprida até com certa antecedência, compromisso e determinação.

A linha férrea que um prefeito comprado permitiu rasgar a cidade, deve ser retirada e voltar ao plano original, passando fora de Parauapebas. As famílias das casas abaladas devem ser imediatamente indenizadas. A VALIA deve e pode assumir a administração do Hospital de Parauapebas, deve nos ajudar a buscar escolas renomadas para instalar aqui um polo de desenvolvimento ambiental e de saúde tropical, atraindo mentes de todo o mundo.

A VALE deve propor à prefeitura o FUNDO SOBERANO MUNICIPAL em que ela depositaria mais x por cento do CFEM e a prefeitura uma contra partida para criarmos condições de financiar o distrito industrial ou investir na diversificação econômica.

Pode ainda nos ajudar a erguer o museu da selva e da mineração, atraindo turistas e ajudando na diversificação da produção de riqueza local. Ainda, pode entregar o Núcleo Urbano à prefeitura, permitindo a cobrança de IPTU e a gestão do Cine Teatro, abrindo ainda seu hospital aos cidadãos de Parauapebas.

Enfim, é tanta coisa que juntos, VALE e POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS podem fazer que me surpreendo quando alguém reclama do sucesso da VALE, sem apresentar a conta para uma empresa tão zelosa quanto aos seus ganhos. Mas sem pedir, sem nos posicionarmos de forma coerente e empresarial, como uma empresa tão competente e produtiva pode nos ouvir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário