É notório a ação não econômica de todas as empreiteiras ao chegarem a Parauapebas: com um contrato VALE nas mãos, sem orientação e na base do ensaio e erro, procuram se estabelecer.
Hospedam no primeiro hotel que aparece, aluga um veiculo e passam a tomar pé da situação e dos custos que é trabalhar para a VALE, aqui no Pará:
Alugam uma sede, com salas – 2500,00
Compram moveis computadores, impressoras, bebedouros, etc. – 6.000,00
Contratam atendentes, estas que vão à verdade controlar tudo – 3.000,00 salários
Abrem as vagas para contratação.
Logo filas intermináveis formam-se na porta da empresa, comentários, lobbies, desentendimento, amadorismo, bagunça – perdas de moral e atestado de incompetência. Processo de seleção baseado nas indicações. Quando acaba a seleção do pessoal, cerca de 40% dos contratados para as diversas funções, não são profissionais, são ajudantes, desocupados, que “esquentam” a CTPS e se fazem passar por profissionais.
Contratar um profissional gastos em:
Confecção de PPRA, PCMSO e demais documentos gerais da obra – 10.000,00
Contratação do técnico de segurança, 8.000,00
Exames médicos – 600,00
Treinamento em RAC – 300,00
Uniforme completo – 180,00
Conjunto de EPI – 300,00
Isto sem contar o marmitex a R$10,00 a unidade e café da manha a 5,00 simples.
Em centenas de caso, o prazo dado pela VALE para a mobilização é estendido por meses.
Temos casos de empreiteiras que contratou 100, 300 funcionários e não conseguiu mobilizar, bancando todo o prejuízo. Em sua maior parte, por não cumprir requisitos e exigências da mineradora. Esta desmobilização é conflituosa, resultando em centenas de ações trabalhistas. A liberação do treinamento Introdutório é um sacrifício tremendo, leva até 02 meses de espera. Depois deste treinamento são confeccionados os crachás, sem erros ou falhas.
Assim, podemos notificar a todas as empresas que pretendem vir para o Projeto Carajás e similares aqui no Pará, que se preparem para gastar. Há dezenas de casos de grandes empresas que aqui quebraram e saíram devendo a comunidade. Recentemente a Santa Barbara passou por maus bocados localmente, aqui como a Andrade Gutierrez, ALUSA, HIDELMA e tantas outras, fortes no Sul, mas incoerentes aqui.
Existem alternativa reais a todos estes gastos e perdas iniciais que vão refletir em todo o contrato: terceirizar esta estrutura e apenas administrar a terceirização. A empresa protege sua marca e seu caixa. A EXCLUSIVA CONSULTORIA esta há 20 anos em Carajás, ajudando empresas que chegam a economizar e cumprir seu contrato com eficiência. Por fração destes gastos, imagine 20 a 40 por cento mensais, você adquire condições de trabalho e realiza com competência sua missão: iniciar a prestação de serviço, o mais rápido possível para faturar, porque o primeiro pagamento da VALE ocorre apenas depois de 60 dias mobilizado.
EMPREITEIRO, terceirize sua administração e mobilização e reduza custos com mais eficiência.
Postado:
Por Gilberlan
Por Gilberlan
Nenhum comentário:
Postar um comentário